PROGRAMAÇÃO

LOCAL DE REALIZAÇÃO:

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA.


PERÍODO DE REALIZAÇÃO:

26, 27 e 28 de setembro de 2019, no horário das 8 às 22h.


PROGRAMA GERAL:

(Acesse em pdf)
Responsive image Responsive image Responsive image Responsive image Responsive image

PALESTRANTES:

  • Maria Thompson, Ph.D., CTO

    Is a former Principal Applications Scientist at Osram Sylvania, where she led a research effort on tunable solid state lighting systems (SSL). She has degrees in architecture, 10 years of experience as a lighting designer in New York City and internationally, and a doctorate in Computation and Design from MIT. Maria offers expertise in the design and development of SSL systems and controls.

  • Dr. João Carlos Salles, Reitor da UFBA.

    Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (1985), Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1992) e Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), é atualmente professor titular do Departamento de Filosofia da UFBA, no qual passou a lecionar em setembro de 1985, nele ingressando por concurso em 1990. Foi Chefe do Departamento de Filosofia (1999-2001), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (2001-2006 e 2008-2009), Coordenador de Pesquisa da UFBA (2006-2008) e Diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (2009-2014). Desde agosto de 2014, exerce o cargo de Reitor da Universidade Federal da Bahia, tendo sido recentemente reeleito para mandato de 2018 a 2022.

  • Isa Maria Freire, Dra., UFPB

    Doutora em Ciência da Informação pelo convênio entre o IBICT e a UFRJ. Professora associada do Departamento de Ciência da Informação e docente permanente nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB e da UFBA. Foi presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ANCIB). Editora científica da revista I&S: Estudos e Editora-Chefe da revista PBCIB e do blog De olho na CI. Coordena a rede de projetos do Laboratório de Tecnologias Intelectuais.

  • André Lemos, Ph.D., UFBA

    É escritor e professor Titular da Faculdade de Comunicação da UFBA e Pesquisador 1 A do CNPq. É engenheiro (1984), Mestre em Política de Ciência e Tecnologia pela COPPE/UFRJ (1991) e Doutor em Sociologia pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne (1995). Foi Visiting Scholar nas Universidades McGill e Aberta (Canadá, 2007-2008) e na National University of Ireland (Irlanda, 2015-2016). É diretor do Lab404 - Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço (http://lab4040.ufba.br. Tem mais de 15 livros publicados e inúmeros artigos nacionais e internacionais sobre cultura digital. Seus últimos livros são “O Fantasma de Beckett” (Sulina, 2018), Coisas (Mondrongo, 2018); “Isso (não) é muito Black Mirro” (Edufba, 2018), “Teoria Ator-Rede e Estudos de Comunicação” (Edufba, 2016), “A Comunicação das Coisas.

  • Eduardo Manuel de Freitas Jorge, Dr., UNEB

    Doutor em Difusão do Conhecimento no programa multi institucional pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) no projeto de pesquisa Mobi (Modelo de Ontologia baseado em Instâncias). É professor adjunto da UNEB (Universidade do Estado da Bahia). Atualmente é Gerente de Pesquisa da UNEB e coordenador do laboratório de fabricação digital NPAI-MandacaruLab. Atua em projetos de pesquisa e desenvolvimento em parceria com Instituições de Ciência e Tecnologia.

  • Fabiola Greve, Ph.D., UFBA

    Titular do Departamento de Ciência da Computação. Doutorado em Informática pela Université Rennes I e Laboratórios IRISA-INRIA, França. Em 2010, pós-doutorado no LIP6, Université Pierre et Marie Curie (Paris-Sorbonnes Universités), França. Atua principalmente nas áreas de algoritmos e sistemas distribuídos, tolerância a falhas e desenvolvimento de sistemas confiáveis. Assessora de Tecnologia da Informação da Reitoria da UFBA. Coordena a Comissão Especial de Redes e Sistemas Distribuídos da SBC (Sociedade Brasileira de Computação), 2017-2019. É membro do Conselho Administrativo da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), representando a SBC, 2017-2019. É membro e presidente do Comitê Consultivo da Conferência SBRC, 2017-2018. É membro e atual vice-coordenadora da Câmara de Ciência da Computação da Fapesb, onde atuou como vice-coordenadora de 2006 a 2008. Entre 2005 e 2011, foi Pesquisadora do CNPQ, nível II.

  • Fred Silveira, Flux Educacional

    Diretor da Flux Educacional. Gestor Comercial da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Professor, palestrante e consultor educacional. Criador e curador do Meeting Educacional de Marketing & Finanças. Graduado em Administração de Empresas pela PUCRS, com especialização em Gestão Financeira pela ULBRA/RS e MBA em Gestão de Vendas pela Unisinos/RS.

  • Zeny Duarte Miranda, Dra., UFBA

    Professora Titular da Ufba, Professora Decana do ICI / Ufba, Doutora em Letras – UFBA. Pós-Doutora em Ciência da Informação em Plataformas Digitais – Universidade do Porto – Portugal. Pesquisadora e Escritora. Professora Permanente e Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Mestrado - Doutorado) - PPGCI / Ufba. Lider do G-Acervos - CNPq

  • Barbara Coelho, Dra., UFBA

    Coordenadora do Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital (LTI Digital) credenciado no CNPq. Professora Adjunto do Instituto de Ciência da Informação da UFBA. Pós-Doutora em Ciência da Inofrmação (UNB). Doutora em Educação (UFBA). Palestrante, consultora e pesquisadora de tecnologia, politica pública e transformação digital. Professora Permanente e Orientadora do PPGEdu-UFBA (Mestrado - Doutorado) e do PPGCI/UFSCar. Membro colaborador do PPGCI-Ufba. Autora dos livros: Inclusão Digital na Educação (2019), Tecnologia e Mediação (2017), dentre outros. Coordenadora geral do CONCITEC.

  • Ivan Machado, Dr., UFBA

    Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA - 2014), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - 2010) e Graduação em Análise de Sistemas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB - 2006). Foi Bolsista de Pós-Doutorado pelo PNPD/CAPES (UFBA - 2014/15), e Residência em Software da (CIn/UFPE/Motorola - 2007). Recebeu os prêmios de Melhor Dissertação de Mestrado e Melhor Tese de Doutorado em Qualidade de Software defendidos no Brasil em 2010 e 2014, respectivamente. Recebeu o IBM Ph.D. Fellowship Award em 2012. Desde 2016 atua como Chefe do Departamento de Ciência da Computação da UFBA (DCC/UFBA). Desde 2016, é membro da Pós-Graduação em Ciência da Computação (PGCOMP) da UFBA.

  • Edna Campos, PMI

    Edna Campos é Mestre em Administração (Gestão de TI) e Especialização em Gestão Empresarial pela UFBA, possui Especialização em Análise de Sistemas pelo IBPI e a há dez anos atua na IBM, como Gerente de Projetos Senior certificada, atualmente gerencia projetos em contas internacionais (Global Delivery).

  • Raimundo Alvino Jr., Minds English School

    Sócio-gerente da Minsd English School.

  • Antonio Nivaldo F Leite Junior, Teletalk

    Graduado em Ciência da Computação e Comunicação Social Pós graduado em Segurança da Informação e certificado pelos maiores players mundiais do segmento. Mais de 15 anos de experiência no setor de telecomunicações e tecnologia da informação. Atuou como engenheiro de pré-vendas no maior desenvolvedor brasileiro de tecnologia para o mercado de telecomunicações localizado em Florianopolis Foi diretor do maior grupo de telecomunicações do nordeste, sediado em Fortaleza. Lecionou em faculdades na Bahia e palestrou em eventos internacionais. Atualmente é diretor de operações da Teletalk Telecomunicações

  • Saulo Bernardo

    Gestor de Sucesso do Cliente Edu
    Trainer pelo Google for Education
    Licenciado em Espanhol e Inglês
    Especialista em Gestão de projetos
    PMI-CAPM
    Professor Senac.
    Tocador de violino e acordeon.
    Pai de Luan. E do gato Tapioca.
  • Daniel Bonfim Góes, Sócio da Trend


WORKSHOPS:


  • Eliney Sabino, Me., FACENS

    Doutorando em Engenharia Elétrica e Computação pela USP, Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento FUMEC (2014). Coordenador dos cursos de Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Jogos Digitais, Banco de dados e Gestão da TI na Facens. Fundador da Startup Inovar Mobile. Atua em redes de computadores, arquitetura de computadores, tecnologia da informação, governança de TI, Inteligência Artificial para Jogos, segurança da informação, sistemas operacionais, jogos digitais, mecânica de jogos, Desenvolvimento de Jogos, robótica, e engenharia de software.

  • Róger Aburto, ME., UFBA

    Possui graduação em Diseño Gráfico pela Universidade Centroamericana da Nicaragua (2012) e mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2019). Atualmente no curso de doutorado em educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA-FACED). Bolsista CNPq, pesquisador no grupo de pesquisa educação, comunicação e tecnologías (GEC).


Espaço startup:


  • Cristiano Brandão

    Excellence Consultorias & Treinamentos

  • Fabrício Oliveira

    Coordenador do curso de Sistemas de Informação da FTC Feira de Santana, membro do Núcleo de Qualidade Acadêmica da Rede FTC e CEO na agência de marketing digital Achei Interativa, com 17 anos de experiência na área de Design. Apaixonado por tecnologia e inovação, atualmente coordena o projeto NITE - Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo na Rede FTC, movimentando o conhecimento, a inovação e o empreendedorismo.

  • Pablo Soledade, sócio da Modernizze

    Doutorando e Mestre em Ciência da Informação pelo PPGCI-UFBA. É Especialista em Administração Hospitalar e Sistemas de Serviços em Saúde pela Escola de Administração/UFBA e graduado em Arquivologia pela UFBA (2002). 20 anos trabalhando na área de gestão documental. Foi Conselheiro do Conselho Nacional de Arquivos (2007 a 2011), Presidente da Associação dos Arquivistas da Bahia (2005 a 2009), co-fundador da Executiva das Associações Profissionais de Arquivologia, Chefe do SAME-MCO-UFBA.

ÁREA DO CONHECIMENTO

Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e áreas afins, tais como Humanidades, Ciências Sociais Aplicadas, Exatas e Engenharias, uma vez que as pesquisas em tecnologia digital de informação e comunicação se caracterizam pela sua natureza multidisciplinar e multifacetada.

PÚBLICO ALVO

Profissionais, pesquisadores e alunos das áreas de Arquivologia, Administração, Biblioteconomia, Ciência da Computação e Ciência da Informação, Comunicação, Educação, Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação e público em geral interessado.

PROMOÇÃO DO EVENTO

O evento é uma realização do Grupo de estudos e pesquisa Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital (LTI Digital), vinculado ao Instituto de Ciência da Informação (ICI) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

LINKS PARA DIVULGAÇÃO

Instagram do Concitec: @concitec
Hashtag: #concitec
Site do Evento: http://concitec2.com
Wiki do Evento: http://grupolti.wikidot.com/concitec
Site do ICI: http://cienciainformacao.ufba.br
Site da UFBA (Ascom): http://www.ufba.br
Site do GERE: www.concitec2.ici.ufba.br
Rádio UFBA
Página do evento no Facebook:
Página do grupo de pesquisa no Facebook
Revista Ponto de Acesso: http://www.seer.ufs.br/index.php/conci
Revista Tecnologia & Negócios - http://tinegociosse.com.br/grupo-de-pesquisa-da-ufs-estuda-tecnologia-e-informacao/


RESULTADOS ESPERADOS

Reconhecendo a dimensão da 2nd Concitec no contexto nacional e internacional da pesquisa em Ciência da Informação na sua última edição, espera-se:

  • o aprofundamento da produção epistemológica interdisciplinar sobre cultura digital e tecnologica, informação e conhecimento na CI;

  • a ampliação da pesquisa em Informação no Brasil;

  • intercâmbio cultural e de ensino com outros países, a exemplo dos Estado Unidos, Espanha, França e os que integram o Mercosul;

  • o fortalecimento de diretrizes pedagógicas para as áreas de Arquivologia, Biblioteconomia e áreas afins.


DISSEMINAÇÃO DOS RESULTADOS

Os conteúdos apresentados e discutidos durante o Evento serão divulgados através de vários mecanismos de disseminação da informação, dentre eles:

  1. vídeo institucional do evento;
  2. web site disponibilizando as informações sobre o evento, para download das conferências, das palestras e dos trabalhos científicos apresentados e dialogados no evento;
  3. Publicação dos Anais, em formato online;
  4. Publicação de livro com as conferências dos palestrantes;
  5. Premiação dos melhores trabalhos, com publicação em formato ebook.

Endereço

Instituto de Ciência da Informação - ICI/UFBA

Av. Reitor Miguel Calmon

Vale do Canela, Salvador - BA 40110-906



Acesse também

E-BOOK Concitec

Conecte-se conosco